segunda-feira, 6 de maio de 2013

Percussão - Caxixi

Todos tocam instrumentos iguais, as crianças acompanham as músicas como querem e não há interferência em nada. Com o tempo, elas vão descobrindo a maneira mais correta de tocar ou de segurar o instrumento. Em sua maioria são instrumentos de percutir (tambores, clavas) e de sacudir (chocalhos, guizos, caxixis). As músicas tem pulsação bem acentuada e as crianças batem da maneira que desejam, seja a pulsação ou ritmo da melodia. Na maioria das vezes, batem a subdivisão dos tempos.

O caxixi (Maive Duarte Arndt)

  D/F#           G9                    D/A  A7  D   D/F#  G9         G6       D/A     A7   D
Vou brincar com o ca xi xi, vou tocar vou fazendo assim 

(tchi tchi tchi...)

  D/A                       A7           A/G                             D/F#      B7/D#  Em7            D/A

Faço o som da chuva bem fraquinho assim, mas eu posso
 
A7         D
fazer forte assim.


Eu vou andar... quem quiser que me acompanhe

Algumas músicas que as mães fazem com os bebês são depois repetidos com os brinquedos. A criança faz o papel do adulto e se projeta no brinquedo fazendo-o andar, pular ou dançar, recurso muito usado pelas crianças quando brincam sozinhas em casa.


Quem quiser que me acompanhe (Domínio Público)

      C                                          G                      G7                
Eu vou andar, eu vou andar, eu vou andar quem quiser que

  C
 me acompanhe.

(eu vou marchar, saltar, rodar, correr, subir, sentar...) 


Serra Serra... quantas tábuas

Movimento sem locomoção, mesmo tendo bebês que ainda não andam, não deixam de se movimentar. Cantar e movimentar-se para frente e para trás como se tivesse serrando, este exercício auxilia na percepção da pulsação da música.

Serra, serra, serrador (Domínio Público)

D                                                       A D
Serra, serra, serrador, quantas tábuas já serrou?

                A       D
Já serrei vinte e quatro: 1 2 3 4