terça-feira, 7 de maio de 2013

Loja do Mestre André

Loja do Mestre André (Domínio Público)

          G                                           D                  G
Foi na loja do mestre André que eu comprei meu violão

D                               G          D                                      G
Blam, blam, blam, meu violão, blam, blam, blam, meu violão,

     C          G           D                     G
Ai olé, ai olé foi na loja do mestre André (2X).


As propriedades do som são exploradas informalmente, sem cobranças. Desta forma, as músicas são apresentadas com variações de tempo, intensidade, altura e timbre, apenas para acompanharem mais rápido ou mais lento, mais forte ou mais suave (piano).
 

Marionete de Galinha

Dançando com a galinha (Maive Duarte Arndt)

C                                             G7sus4                           G7
Gosto de dançar com a galinha, a galinha é muito bonitinha,

C                                          C7  F     C/E F       C/E
Gosto de dançar com a galinha e de cantar e de cantar,

G                             C        G   C6
Có, có, có, có, có, có, ri cor cansou?


As crianças acompanham o ritmo batendo palmas.

Piu piu


O adulto não deve ajudar o bebê a bater o ritmo ou ensinar a segurar o instrumento. Deve-se deixar que ela desenvolva o sentido do ritmo por si mesma, naturalmente.

Piu, piu (R. Francisco)

        D                                     G              D             G        D  
Piu, piu, piu, piu, piu, que lindo pintinho do ovo saiu! 

        A                     D
Piu, piu, piu, piu, piu. (qua, qua, qua, qua, qua que lindo patinho... glu,glu,glu...peru...)
Percussão: ovos
 
Imitando os sons dos animais estimulará a linguagem e a percepção do timbre.

Cacá

Canta-se com gestos e em alguns momentos ajudando o bebê, depois ele recebe o brinquedo e faz o papel do adulto se projetando no brinquedo.

Cacá (Domínio Público)

   F      Bb    C                     F
Cacá, cacá eu vim te perguntar (2X) (palmas)

C        Bb      C      Bb     C      Bb                    F
Como é que a cobra sobe no pezinho de cajá (2X) (juntar as mãos, fazer o movimento da cobra)

 
(estica...encolhe... e seu corpo é todo mole - ajudar o bebê)

Dancinha

Antes que comecem a andar, os bebês participam das danças no colo dos adultos. As coreografias das danças são muito simples, e na maioria das vezes, inspiradas na propria letra das músicas.
 
Dancinha (Domínio Público) 

A                       A                         E                                        A
Pulo para dentro, pulo para fora, dá uma voltinha e bate os

 pés agora,

  A                         D
Pega um parzinho, dança um pouquinho,

  E                                                   A
Um abraço apertado e um grande beijinho.

Tenho um cachorrinho

Com instrumento de percussão (pandeiros, chocalhos, etc).
É comum os bebês trocarem de instrumento com as mães ou com a professora, pensando que os deles tocam melhor.

Tenho um cachorrinho
(Domínio Público)

  D                             D/A           Em                         A7
Tenho um cachorrinho chamado Totó, ele é pintadinho de 

               D
uma banda só.

                                               Em             A7                              D
Bate, bate, bate, bate, bate pão de ló, bate bolachinha de uma


banda só.