(Por Ana Paula Pontes - atualizada em 06/03/2013 15h25)
Qual criança (ou adulto) não fica fascinada ao ouvir uma música de que gosta? Mas além do prazer que proporciona, ela contribui - e muito - para o aprendizado do seu filho. Ela desenvolve os sentidos, ensina padrões rítmicos, habilidade sensório-motora e estimula o raciocínio matemático e aritmético.Uma das capacidades adquiridas com a prática de um instrumento, por exemplo, é a identificação de diferentes sons. Veja mais:
Mais vocabulário
A alfabetização da criança se processa em códigos, ao juntar as letras para formar uma palavra e assim associar seu significado com o significante. O mesmo acontece na música, quando a criança une notas com o ritmo, a melodia. Com as funções cerebrais mais estimuladas, elas aumentam suas possibilidades para adquirir conhecimento.
Concentração e identificação de vozes
Além de um vocabulário maior, o aprendizado musical também pode facilitar a concentração e a identificação de diferentes vozes num ambiente barulhento. Sem falar que também fica muito mais fácil para a criança se concentrar numa leitura mesmo que não esteja num lugar muito silencioso.
Paciência e persistência
Sabe aquela ansiedade do seu filho de querer tudo para agora? Ao aprender a tocar um instrumento, por exemplo, ele vai perceber que nem tudo acontece tão rápido. Crianças que têm contato com a música são mais flexíveis, lidam melhor com imprevistos, frustrações e têm mais rapidez para raciocinar e agir.
Fonte: André Barreto, professor e coordenador da área de música da Escola Suíço-Brasileira (SP), Antonio Carlos de Farias, neurologista infantil do Hospital Pequeno Príncipe, Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp)
http://revistacrescer.globo.com/Diversao/Musica/noticia/2013/03/musica-ajuda-no-aprendizado-das-criancas.html