domingo, 5 de maio de 2013

Coqueiro

Coqueiro (Domínio Público)

  Bb                                                      Cm
O coqueiro é muito alto, e começa a balançar

                                                              F                  Bb
E os coquinhos uns nos outros vão batendo sem parar

E o(a) menininho(a) bate, bate o seu coquinho

                       F                  Bb
Trá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá.


Percussão com cocos. Os bebês exploram os instrumentos, depois quando se sentirem seguros, começam a imitar os adultos, observando a maneira correta de segurar e tocar. 
Na fase da exploração do instrumento é importante que o adulto não interfira.

A casinha da vovó


Introduzindo a linguagem musical: Altura (grave, médio e agudo). Depois de alguns anos de aula, onde ouviram e vivenciaram inúmeras vezes os sons grave, médio e agudo, os bebês associam o som (grave, agudo) passando a nomea-los corretamente.

A casinha da Vovó (Domínio Público)

  C
A casinha da vovó toda feita de cipó

                                                     C7          C
O café está demorando com certeza falta pó.

Cavalinho faz assim




Exercitando os músculos da face, usados no processo da fala.


Sons com a Boca (Maive Duarte Arndt)

C
Cavalinho faz assim (galope do cavalo com a língua)

G
A pipoca estoura assim (som com os lábios)

C
Gosto de beijinho assim (beijinhos)

  C             F               G                       C
Mas agora vou fazer com a bochecha assim (aperta a bochecha cheia)





Jacaré passeando na lagoa

O Jacaré (Elvira Drummond – com modificações Josirene)

        F                         C             F                           

O jacaré passeando na lagoa ia dizendo ai, 
                    C 
meu Deus que coisa boa,

              F          G               C              C7                  Abriu a boca mostrou os dentes se preparando 

             F
para escovar os dentes.

Pode ser cantado com um fantoche de jacaré ou juntar as mãos imitando um jacaré.

Olá! ... que bom que está aqui


 A música do "olá" com o nome do bebê para vivenciar sua individualidade.

 Olá! (Maive Duarte Arndt)


   C                   Dm7                  F/G         G       C
Olá (nome da criança) que bom que está aqui, 
            Am7           F     Dm7   G     F/G   G   C
Nós vamos cantar, bater palmas e brincar

Janela, janelinha (olhos) porta (boca) campainha (nariz).


Trem



Trem (Domínio Público)
C                                                                              G 
Tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, vamos viajar.

                                                                                          C
Tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, viajar de trem.


Brincando, a criança se desenvolve por inteiro, física, psicológica e socialmente. 
A música do Trem avisa que a aula vai começar, como diz na letra da música, vamos viajar..."no mundo da música" ao término da música sentamos em círculo.
No círculo se trabalha o equilíbrio entre o indivíduo e o coletivo. 
Na roda, somos convidados a estar presentes, a participar de maneira plena dos processos de transformação social. Colocados em círculo, percebemos a nossa identidade com o outro. Desse modo, desenvolvemos gradualmente o respeito e a valorização das diferenças, além de podermos vivenciar a realidade da interdependência que permeia as relações humanas.
Em outras palavras, poderíamos dizer que, no círculo, desenvolvemos o equilíbrio entre a coragem e a consideração. Coragem, no sentido de que somos estimulados a participar de forma íntegra, em uma ação que vem do coração. Consideração, no sentido de que nos colocamos em uma disposição espacial que considera todos os presentes, uma forma na qual podemos olhar para todos e ao mesmo tempo ser vistos por todos os demais.