Estudo comprova associação entre aprender a cantar e a tocar instrumentos com processo de alfabetização. Por Luiza Tenente.
Pode ser no carro, na sala de aula ou na festa de aniversário. Ouvir
música com as crianças é sempre uma delícia, certo? O contato precoce
com este tipo de arte ainda é capaz de beneficiar o aprendizado do seu
filho. Cantar e tocar instrumentos faz com que ele estimule áreas
neuronais que serão trabalhadas futuramente em outras funções – como nos
cálculos matemáticos ou na leitura de textos.
Tudo começa na fase de musicalização: de forma lúdica, sem ainda formalizar conhecimentos, a criança desenvolve a percepção auditiva. “Ela é capaz de distinguir um som agudo de um som grave. Se ouvir uma valsa e, em seguida, uma marcha, perceberá também a mudança de ritmo”, explica Margarete Kischi Diniz, coordenadora de música do Colégio Porto Seguro, na unidade Morumbi (SP). Essa percepção só é possível porque há um estímulo na região cerebral denominada córtex auditivo. Além disso, ouvir uma canção trabalha a coordenação motora, já que seu filho sentirá o ritmo e o reproduzirá com movimentos corporais – aqueles passos de dança que encantam a família.
Tudo começa na fase de musicalização: de forma lúdica, sem ainda formalizar conhecimentos, a criança desenvolve a percepção auditiva. “Ela é capaz de distinguir um som agudo de um som grave. Se ouvir uma valsa e, em seguida, uma marcha, perceberá também a mudança de ritmo”, explica Margarete Kischi Diniz, coordenadora de música do Colégio Porto Seguro, na unidade Morumbi (SP). Essa percepção só é possível porque há um estímulo na região cerebral denominada córtex auditivo. Além disso, ouvir uma canção trabalha a coordenação motora, já que seu filho sentirá o ritmo e o reproduzirá com movimentos corporais – aqueles passos de dança que encantam a família.
Aos 6 anos, em geral, a escola passa a formalizar o ensino musical,
apresentando técnicas para tocar instrumentos, notas musicais e
partituras. E é justamente esse tipo de conhecimento que auxiliará o
processo de alfabetização da criança. “Os princípios de aprender
uma canção e de ler um texto são muito parecidos. É a transformação da
língua falada em símbolos que precisam ser decodificados”,
esclarece Antonio Carlos de Farias, neurologista do Hospital Pequeno
Príncipe (PR). Compare: a partitura passa a ser o símbolo que traduz o
som ouvido. A palavra escrita segue a mesma lógica, já que é uma
representação no papel do que é ouvido nas conversas.
Essa relação foi também comprovada por um estudo recente organizado pela Northwestern University, nos Estados Unidos. Crianças de 9 a 10 anos foram divididas em dois grupos: o primeiro teve lições de música por dois anos e o segundo, nenhum contato escolar com a disciplina. Após o período, os cientistas descobriram que aquelas que aprenderam a cantar e a tocar instrumentos tiveram melhor desempenho em leitura e em escrita. Elas conseguiam distinguir sons com mais facilidade que as demais e não tinham dificuldade de concentração em ambientes agitados.
Essa relação foi também comprovada por um estudo recente organizado pela Northwestern University, nos Estados Unidos. Crianças de 9 a 10 anos foram divididas em dois grupos: o primeiro teve lições de música por dois anos e o segundo, nenhum contato escolar com a disciplina. Após o período, os cientistas descobriram que aquelas que aprenderam a cantar e a tocar instrumentos tiveram melhor desempenho em leitura e em escrita. Elas conseguiam distinguir sons com mais facilidade que as demais e não tinham dificuldade de concentração em ambientes agitados.
Além disso, a música é um excelente incentivo à linguagem, por auxiliar
na aquisição de vocabulário. Até a interpretação de texto é beneficiada
pelo contato com as canções. “A memória operacional se desenvolve e faz
com que a criança escute uma música e preste atenção ao que está sendo
cantado. Ela consegue absorver a mensagem e o sentimento transmitido.
Esse mesmo processo é encontrado ao ler um livro, que exige a
concentração para dar significado à história”, explica o neurologista.
Acredite: até o aprendizado de matemática é auxiliado, considerando que
os números são símbolos, assim como as notas musicais.
De acordo com a lei nº 11.769, de 2008, a música deve ser conteúdo
obrigatório na Educação Básica de todas as escolas brasileiras. O
objetivo da exigência não é formar músicos, e sim desenvolver a
sensibilidade e a integração dos alunos. Mas atenção: você também deve
estimular o contato de seu filho com a música em casa.
Se a criança perceber que os pais valorizam este tipo de arte, também tenderão a apreciá-lo. Não adianta apresentar uma canção de forma artificial – a introdução precisa ser lúdica. Presenteá-la com um tamborzinho ou dançar junto com ela são formas criativas de iniciar o contato.
É importante que você tome certos cuidados: não coloque o som em um volume muito alto, já que a audição da criança ainda não está totalmente amadurecida. E coloque um ritmo compatível à faixa etária – um bebê preferirá algo calmo, como música clássica. O rock pesado pode esperar um pouquinho, certo?
Aproveite o momento de escutar música em família para enriquecer o repertório cultural do seu filho. Apresente a ele tanto compositores nacionais como internacionais, para que, aos poucos, ele desenvolva uma preferência pessoal. E mais: que tal, a cada faixa, contextualizar a obra? Diga em que época a canção foi criada, em que país ela se originou, como são os costumes daquele local. Será uma brincadeira divertida – e os resultados serão para a vida toda!
Se a criança perceber que os pais valorizam este tipo de arte, também tenderão a apreciá-lo. Não adianta apresentar uma canção de forma artificial – a introdução precisa ser lúdica. Presenteá-la com um tamborzinho ou dançar junto com ela são formas criativas de iniciar o contato.
É importante que você tome certos cuidados: não coloque o som em um volume muito alto, já que a audição da criança ainda não está totalmente amadurecida. E coloque um ritmo compatível à faixa etária – um bebê preferirá algo calmo, como música clássica. O rock pesado pode esperar um pouquinho, certo?
Aproveite o momento de escutar música em família para enriquecer o repertório cultural do seu filho. Apresente a ele tanto compositores nacionais como internacionais, para que, aos poucos, ele desenvolva uma preferência pessoal. E mais: que tal, a cada faixa, contextualizar a obra? Diga em que época a canção foi criada, em que país ela se originou, como são os costumes daquele local. Será uma brincadeira divertida – e os resultados serão para a vida toda!
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