terça-feira, 25 de novembro de 2014

José Pica Pau

Eu sou um bonequinho de pau
Blim! Blom!
Meu nome é José Pica Pau
Blim! Blom!
Já sei agachar, para os lados olhar
Também sei pular e subir lá no ar

 

Palma palma

Palma, palma, palma eu já sei bater
A mamãe ensina e a vovó também
Os pezinhos bato forte lá no chão
Bato, bato, bato e cai lá no chão

A dona aranha

A               E          A
A dona aranha subiu pela parede
A                  E        A
Veio a chuva forte e a derrubou
D            A         D             A
já passou a chuva e o sol já vai surgindo
A                      E       A
e a dona aranha continua a subir

 A        E 
Ela é teimosa
         A
Desobediente
             E 
Sobe, sobe, sobe
                   A
E nunca esta contente
 
 
 
 

Din Don - Jos Wuytack

Din don din don dão
Campainhas soaram
Fadas surgiram e as crianças brincarão


Com meu pandeiro

Letra e música: Maive Duarte Arndt

                    F
Com meu padeiro X X X (ta ta ta)
                C7
Eu vou tocar X X X
             Gm7
Com alegria X X X
                   F
Eu vou brincar X X X


Variar a intensidade e andamento.


Meu burrinho

Lá vai o meu burrinho pela estrada além
Procurando pasto para comer bem
Ió ió ió ió ió

 

Seu sapateiro - Lydio Roberto

Seu sapateiro
Pegue o martelo
E bata um prego
Na minha bota
Porque eu não quero
Ficar mancando
Se não faz calo
No meu dedão

Seu sapateiro ro
Pegue o martelo lo
E bata um prego go
Na minha bota ta
Porque eu não quero ro
Ficar mancando do
Se não faz calo lo
No meu dedão dão

Seu sapateiro ro ro
Pegue o martelo lo lo
E bata um prego go go
Na minha bota ta ta
Porque eu não quero ro ro
Ficar mancando do do
Se não faz calo lo lo
No meu dedão dão dão

terça-feira, 16 de setembro de 2014

O sapinho salta - Thelma Chan

  C                         G                      C
Salta, salta, o sapinho salta

 F                        C                        G7                   C
Pula, pula, lá no brejo até se cansar.



Imitar o sapo, saltar e cantar... de tanto saltar o sapinho cansou!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Crianças que têm contato com música aprendem a ler e a escrever com mais facilidade

Estudo comprova associação entre aprender a cantar e a tocar instrumentos com processo de alfabetização. Por Luiza Tenente.


Pode ser no carro, na sala de aula ou na festa de aniversário. Ouvir música com as crianças é sempre uma delícia, certo? O contato precoce com este tipo de arte ainda é capaz de beneficiar o aprendizado do seu filho. Cantar e tocar instrumentos faz com que ele estimule áreas neuronais que serão trabalhadas futuramente em outras funções – como nos cálculos matemáticos ou na leitura de textos.

Tudo começa na fase de musicalização: de forma lúdica, sem ainda formalizar conhecimentos, a criança desenvolve a percepção auditiva. “Ela é capaz de distinguir um som agudo de um som grave. Se ouvir uma valsa e, em seguida, uma marcha, perceberá também a mudança de ritmo”, explica Margarete Kischi Diniz, coordenadora de música do Colégio Porto Seguro, na unidade Morumbi (SP). Essa percepção só é possível porque há um estímulo na região cerebral denominada córtex auditivo. Além disso, ouvir uma canção trabalha a coordenação motora, já que seu filho sentirá o ritmo e o reproduzirá com movimentos corporais – aqueles passos de dança que encantam a família.

Aos 6 anos, em geral, a escola passa a formalizar o ensino musical, apresentando técnicas para tocar instrumentos, notas musicais e partituras. E é justamente esse tipo de conhecimento que auxiliará o processo de alfabetização da criança. “Os princípios de aprender uma canção e de ler um texto são muito parecidos. É a transformação da língua falada em símbolos que precisam ser decodificados”, esclarece Antonio Carlos de Farias, neurologista do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Compare: a partitura passa a ser o símbolo que traduz o som ouvido. A palavra escrita segue a mesma lógica, já que é uma representação no papel do que é ouvido nas conversas.

Essa relação foi também comprovada por um estudo recente organizado pela Northwestern University, nos Estados Unidos. Crianças de 9 a 10 anos foram divididas em dois grupos: o primeiro teve lições de música por dois anos e o segundo, nenhum contato escolar com a disciplina. Após o período, os cientistas descobriram que aquelas que aprenderam a cantar e a tocar instrumentos tiveram melhor desempenho em leitura e em escrita. Elas conseguiam distinguir sons com mais facilidade que as demais e não tinham dificuldade de concentração em ambientes agitados.

 Além disso, a música é um excelente incentivo à linguagem, por auxiliar na aquisição de vocabulário. Até a interpretação de texto é beneficiada pelo contato com as canções. “A memória operacional se desenvolve e faz com que a criança escute uma música e preste atenção ao que está sendo cantado. Ela consegue absorver a mensagem e o sentimento transmitido. Esse mesmo processo é encontrado ao ler um livro, que exige a concentração para dar significado à história”, explica o neurologista. Acredite: até o aprendizado de matemática é auxiliado, considerando que os números são símbolos, assim como as notas musicais.

De acordo com a lei nº 11.769, de 2008, a música deve ser conteúdo obrigatório na Educação Básica de todas as escolas brasileiras. O objetivo da exigência não é formar músicos, e sim desenvolver a sensibilidade e a integração dos alunos. Mas atenção: você também deve estimular o contato de seu filho com a música em casa.

Se a criança perceber que os pais valorizam este tipo de arte, também tenderão a apreciá-lo. Não adianta apresentar uma canção de forma artificial – a introdução precisa ser lúdica. Presenteá-la com um tamborzinho ou dançar junto com ela são formas criativas de iniciar o contato.

É importante que você tome certos cuidados: não coloque o som em um volume muito alto, já que a audição da criança ainda não está totalmente amadurecida. E coloque um ritmo compatível à faixa etária – um bebê preferirá algo calmo, como música clássica. O rock pesado pode esperar um pouquinho, certo?

Aproveite o momento de escutar música em família para enriquecer o repertório cultural do seu filho. Apresente a ele tanto compositores nacionais como internacionais, para que, aos poucos, ele desenvolva uma preferência pessoal. E mais: que tal, a cada faixa, contextualizar a obra? Diga em que época a canção foi criada, em que país ela se originou, como são os costumes daquele local. Será uma brincadeira divertida – e os resultados serão para a vida toda!

Fonte:

http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2014/08/criancas-que-tem-contato-com-musica-aprendem-ler-e-escrever-com-mais-facilidade.html

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Dem, Dem

Alguns exercícios que os pais fazem com os bebês são depois repetidos com brinquedos como um bichinho de pelúcia. A criança faz o papel do adulto e se projeta no brinquedo fazendo-o andar, pular, dançar, etc, recurso muito usado pelas crianças quando brincam sozinhas em casa.

Dem, dem.

Tom - Ré Maior (D)
Dem, dem, seu bispo vem, pato, marreco, peru também.


O adulto segura o bebê (maior de 1,6 ano) pelas axilas ou no colo (menor de 1,6 ano) e balança acompanhando a música. Quando termina, coloca o bebê no chão.




Pirulito que bate bate




Caranguejo





quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Pela rua abaixo

Tom: Dó Maior - C
Pela rua abaixo vai Dona Formiga, uma mão na testa e a outra na barriga
Pela rua acima vai o Seu Coelho, uma mão na perna e a outra no joelho
Pela rua ao lado vai Seu Jacaré, uma mão na orelha e a outra lá no pé.


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Palhacinho (Maive Duarte Arndt)

C                                  Dm7  C
Quem é que se esconde aqui dentro
                       Dm7    C
É o palhacinho meu amigo
                                Dm7       C
Gosta de brincar, de se esconder
                     Dm7      C
E sua risada ele quer ver



terça-feira, 3 de junho de 2014

Grande índio

Veja como o grande índio toca o seu tambor
Tum tum tum tum tum tum tum

#Fazer variação no andamento (lento,rápido) e intensidade (forte, fraco)


Esta música faz parte do Livro - Bebê: Música e movimento - orientação para musicalização infantil - Josette S. M. Feres. 1998.

Maninha

Maninha quando tu fores me escreva pelo caminho,
Se não achares papel nas asas de um passarinho,
A pombinha vôo vôo, foi se embora e me deixou.

Três beijinhos

Tampa o ouvidinho, tum tum tum
Mexe o cabelinho, tim tim tim
Coça o narizinho fecha os olhinhos,
Manda três beijinhos... (fazer o som de beijo com a boca).


sábado, 31 de maio de 2014

Lá vem o seu Noé

  (Ana Schreiber, Carmem Neubert, Maive Ardnt) 
Lá vem o seu Noé comandando um batalhão
O macaco vem sentado na corcunda do leão
O gato faz miau, miau, miau,
O cachorro faz au au, au, au, au, au,
O peru faz glu, glu,
O carneiro faz mé, mé,
E o galo garnisé faz qué, qué, qué, qué, qué!

Capelinha de melão

Havia um pastorzinho

Blim! blim! - Dinah de B. Menezes

Blim! Blim! Blim! Blim!       
Toca o sino assim.
Blim! Blim! Blim! Blim!
Toca para mim.
Blom! Blom! Blom! Blom!
Não é sino não.
Blom! Blom! Blom! Blom!
É meu coração.

Pode ser cantado tocando sino ou metalofone.

domingo, 18 de maio de 2014

Tindolelê

Em roda com os bebês de colo, brinca-se de abrir e fechar a roda, bater palmas, pés, pular, rodar... para ter a vivência dos movimentos.




quinta-feira, 15 de maio de 2014

Todos os patinhos

D                   A           G                       A
Todos os patinhos gostam de nadar,
G                          D          Em                   D
Na água a cabecinha, o rabinho no ar.


Expressão corporal é muito importante, é uma forma de expressão não verbal que estimula o aprendizado da fala. (Fonte: Feres, Josette S. M. - Bebê, música e movimento)



Música do Livro - Bebê: Música e movimento - orientação para musicalização infantil - Josette S. M. Feres. 1998.

domingo, 27 de abril de 2014

Serra, serra, serrador (Elvira Drummond)

             C                                                    Elvira Drummond
Serra, serra, serrador
                      G                                           C
Serra o "coelhinho" que está com calor
   
Serra, serra, serra pau,
                       G                                       C
Serra o "coelhinho" que come mingau

A criança fica no colo de frente para o adulto, fazendo o movimento da serra (seguindo o pulso da canção) para frente e para trás, segurando nas mãos ou no tórax (quando menores de 1 ano).





quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Tchau

Foto do Livro - Bebê: Música e movimento - orientação para musicalização infantil - Josette S. M. Feres. 1998.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Carimbó

D                                             A7                                       D
Dona Maria que dança é essa que a gente dança só?
                                                A7                     G        A7     D
Dona Maria que dança é essa? É carimbó, é carimbó.
D                   A7                            D                     A7                 
Braços pra cima, braços pra baixo agora já sei como é
       D        A7                    D           G                   A7         D           
que é só falta bater as mãos batendo também os pés.

Dança/Ciranda: dançar com os bebês que andam segurando pela mão (roda) e os que não andam segura-se no colo para que sintam os movimentos.


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Olá ... bom dia!

  C                               G                                                                                    Josette S. M. Feres
Olá Lorenzo, bom dia Lorenzo.
                                                                              C
Que bom que você veio gosto muito de você.



quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Treme Treme

F                             C                                               Lu Nagumo
Treme, treme o bichinho.
C7                           F
Treme na minha mão.
Dm                          Gm
Vem recebe um carinho.
Bb           C            F
Deita comigo no chão.

Na hora do relaxamento, utiliza-se um bichinho treme treme (de dar "corda").