domingo, 26 de maio de 2013

O grilo

O Grilo - Carmen M. M. Rocha
            D      A                     D
Olhem lá o que eu estou vendo, cri cri cri cri
             A                 G
Um grilinho a cantar, cri cri cri cri
 A7                                  D                 G         A  D   A7   D
Eu só sinto não entender o que ele quer falar: cri, cri.

Foto do Livro - Bebê: Música e movimento - orientação para musicalização infantil - Josette S. M. Feres. 1998.

Sapateirinho

Sapateirinho - Dinah Menezes
F                Bb    C              F
Bate bate bate o sapateirinho
F                     Bb     C                     F
Bate com cuidado no meu sapatinho
Bb           F           C          F
Trá la la la la la la la la la la la

Acompanhar o andamento e o ritmo da música com martelos de brinquedo.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Poc poc faz o cavalinho

Faz o cavalinho - Lu Naguno

                                   C       G     C
Poc, poc, poc, poc, faz o cavalinho
                                   G          C
Poc, poc, poc, poc, anda devagar
                                   C        G        C
Poc, poc, poc, poc, segue seu caminho
                                      G               C
Poc, poc, poc, poc, vamos passear
F                               C                       F
Vira "prum" lado, vira pro outro segue sempre sempre a
        C
galopar
F                               C                        G
Vira "prum" lado, vira pro outro, quero meus amigos
           C
encontrar

Cantar e andar com um cavalinho de pau.

sábado, 18 de maio de 2013

"Timbre" dos Animais


Bichinhos (Domínio Público)
 C            Am             C         F          G                     G7                              C
Au, au, au cachorrinho late, miau, miau, miau, o gatinho mia,
 Am                                                   Dm                             G7                   C
Qua, qua, qua o patinho grasna, piu, piu, piu o pintinho pia.





quarta-feira, 15 de maio de 2013

Marcha soldado

Marcha soldado (Domínio Público) 

D                                                 A     
Marcha soldado, cabeça de papel,
                                                                         D
se não marchar direito vai preso pro quartel...
Quanta-se com a variação do andamento: rápido, devagar...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Jibóia


Jibóia (Domínio Público)
         C                               G                                       C
Nós fomos passear no bosque, estava jóia, estava jóia (fazer o gesto com a mão)
                                           G                                           C
Ai! Nós encontramos uma jibóia, não ficou jóia, não ficou jóia
                                    G                                                         C
Ai! Nós fizemos uma tramóia, demos um nó bem no rabo da jibóia,
                           G                                          C
Ai! A jibóia foi embora e ficou jóia, ficou bem jóia.

As canções escolhidas, apresentadas na aula dos bebês, são muito simples, curtas, com vocabulário fácil. A grande maioria das canções são tiradas do cancioneiro infantil, as canções referem-se a animais, a meios de transporte e a cenas da vida infantil.
Cada canção é repetida várias vezes, por diversas aulas, até que a melodia seja assimilada. 

domingo, 12 de maio de 2013

O meu chapéu tem três pontas

O meu chapéu (Domínio Público)

      C                                         G7                                               C
O meu chapéu tem três pontas, tem três pontas o meu chapéu,

                C                G7             G             C
Se não tivesse três pontas não seria o meu chapéu.

Canta-se fazendo gestos, no gesto do chapéu, faz-se somente o gesto mas omite a palavra chapéu fazendo uma pausa (silêncio).

O silêncio, na música, é muito valorizado e a criança aprende a respeitá-lo desde as primeiras aulas. 

sábado, 11 de maio de 2013

Vou dançar rock'n'roll


Vou dançar Rock’n’roll (A. I)
 A                                                                                                          
Abre a roda e fecha a roda pra depois de novo abrir,
D 
dá um pulo e dá um giro
 A                                  E                       D                      A
E agora vai subir, vou dançar, rock’n’roll, ainda não acabou...
(pena que acabou).

O resultado do trabalho musical com o bebê depende em grande parte do interesse e participação do adulto que acompanha a criança à aula.

A barata...

A barata diz que tem (Domínio Público)

A                                                 E
A barata diz que tem, sete saias de filó,
           D                                                  A
é mentira da barata, ela tem é uma só.
                                    E                               A
Ah! ah! ah! Oh! oh! oh! Ela tem é uma só!
A                                            E                      A
A barata diz que tem um anel de formatura,
            D                                                    A
é mentira da barata, ela tem a casca dura.
                                      E                                 A
 Ah! ah! ah! Oh! oh! oh! Ela tem a casca dura.
 A                                                E               A
A barata diz que tem, um sapato de fivela,
           D                                                          A
é mentira da barata, o sapato é da irmã dela.
                                     E                                        A
 Ah! ah! ah! Oh! oh! oh! O sapato é da irmã dela.

 A                                            E                     A
A barata diz que tem uma cama de marfim,
           D                                                   A
é mentira da barata, ela tem é de capim
                                    E                                 A
Ah! ah! ah! Oh! oh! oh! Ela tem é de capim.



Quando cantar, sejam os pais ou a professora devem procurar ficar de frente para a criança.


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ia Ba Da Ba


Ia Ba Da Ba (Domínio Público)

C       G        C                                      G7       C
Ia ba da ba da ba da ba da, ia ba da ba da ba da ba (2X) Hei!


Pode ser utilizado objetos sonoros como colheres de pau.
O grupo Palavra Cantada utiliza colheres na música  Sopa (Cd Canções de brincar - Palavra Cantada - Sandra Peres /Paulo Tatit)

 
No início as crianças não cantam na aula, mas, aos poucos, no seu tempo, começam a imitar alguns sons e a cantar as últimas sílabas das frases. A música Ia ba da ba é excelente para a estimulação da linguagem.
As mães relatam que os bebês cantam mais em casa do que na aula. Com o tempo, à medida que vão adquirindo mais segurança, passam a cantar também na aula.
O adulto deve, sempre que possível, cantar olhando para o bebê.   

terça-feira, 7 de maio de 2013

Loja do Mestre André

Loja do Mestre André (Domínio Público)

          G                                           D                  G
Foi na loja do mestre André que eu comprei meu violão

D                               G          D                                      G
Blam, blam, blam, meu violão, blam, blam, blam, meu violão,

     C          G           D                     G
Ai olé, ai olé foi na loja do mestre André (2X).


As propriedades do som são exploradas informalmente, sem cobranças. Desta forma, as músicas são apresentadas com variações de tempo, intensidade, altura e timbre, apenas para acompanharem mais rápido ou mais lento, mais forte ou mais suave (piano).
 

Marionete de Galinha

Dançando com a galinha (Maive Duarte Arndt)

C                                             G7sus4                           G7
Gosto de dançar com a galinha, a galinha é muito bonitinha,

C                                          C7  F     C/E F       C/E
Gosto de dançar com a galinha e de cantar e de cantar,

G                             C        G   C6
Có, có, có, có, có, có, ri cor cansou?


As crianças acompanham o ritmo batendo palmas.

Piu piu


O adulto não deve ajudar o bebê a bater o ritmo ou ensinar a segurar o instrumento. Deve-se deixar que ela desenvolva o sentido do ritmo por si mesma, naturalmente.

Piu, piu (R. Francisco)

        D                                     G              D             G        D  
Piu, piu, piu, piu, piu, que lindo pintinho do ovo saiu! 

        A                     D
Piu, piu, piu, piu, piu. (qua, qua, qua, qua, qua que lindo patinho... glu,glu,glu...peru...)
Percussão: ovos
 
Imitando os sons dos animais estimulará a linguagem e a percepção do timbre.

Cacá

Canta-se com gestos e em alguns momentos ajudando o bebê, depois ele recebe o brinquedo e faz o papel do adulto se projetando no brinquedo.

Cacá (Domínio Público)

   F      Bb    C                     F
Cacá, cacá eu vim te perguntar (2X) (palmas)

C        Bb      C      Bb     C      Bb                    F
Como é que a cobra sobe no pezinho de cajá (2X) (juntar as mãos, fazer o movimento da cobra)

 
(estica...encolhe... e seu corpo é todo mole - ajudar o bebê)

Dancinha

Antes que comecem a andar, os bebês participam das danças no colo dos adultos. As coreografias das danças são muito simples, e na maioria das vezes, inspiradas na propria letra das músicas.
 
Dancinha (Domínio Público) 

A                       A                         E                                        A
Pulo para dentro, pulo para fora, dá uma voltinha e bate os

 pés agora,

  A                         D
Pega um parzinho, dança um pouquinho,

  E                                                   A
Um abraço apertado e um grande beijinho.

Tenho um cachorrinho

Com instrumento de percussão (pandeiros, chocalhos, etc).
É comum os bebês trocarem de instrumento com as mães ou com a professora, pensando que os deles tocam melhor.

Tenho um cachorrinho
(Domínio Público)

  D                             D/A           Em                         A7
Tenho um cachorrinho chamado Totó, ele é pintadinho de 

               D
uma banda só.

                                               Em             A7                              D
Bate, bate, bate, bate, bate pão de ló, bate bolachinha de uma


banda só.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Percussão - Caxixi

Todos tocam instrumentos iguais, as crianças acompanham as músicas como querem e não há interferência em nada. Com o tempo, elas vão descobrindo a maneira mais correta de tocar ou de segurar o instrumento. Em sua maioria são instrumentos de percutir (tambores, clavas) e de sacudir (chocalhos, guizos, caxixis). As músicas tem pulsação bem acentuada e as crianças batem da maneira que desejam, seja a pulsação ou ritmo da melodia. Na maioria das vezes, batem a subdivisão dos tempos.

O caxixi (Maive Duarte Arndt)

  D/F#           G9                    D/A  A7  D   D/F#  G9         G6       D/A     A7   D
Vou brincar com o ca xi xi, vou tocar vou fazendo assim 

(tchi tchi tchi...)

  D/A                       A7           A/G                             D/F#      B7/D#  Em7            D/A

Faço o som da chuva bem fraquinho assim, mas eu posso
 
A7         D
fazer forte assim.


Eu vou andar... quem quiser que me acompanhe

Algumas músicas que as mães fazem com os bebês são depois repetidos com os brinquedos. A criança faz o papel do adulto e se projeta no brinquedo fazendo-o andar, pular ou dançar, recurso muito usado pelas crianças quando brincam sozinhas em casa.


Quem quiser que me acompanhe (Domínio Público)

      C                                          G                      G7                
Eu vou andar, eu vou andar, eu vou andar quem quiser que

  C
 me acompanhe.

(eu vou marchar, saltar, rodar, correr, subir, sentar...) 


Serra Serra... quantas tábuas

Movimento sem locomoção, mesmo tendo bebês que ainda não andam, não deixam de se movimentar. Cantar e movimentar-se para frente e para trás como se tivesse serrando, este exercício auxilia na percepção da pulsação da música.

Serra, serra, serrador (Domínio Público)

D                                                       A D
Serra, serra, serrador, quantas tábuas já serrou?

                A       D
Já serrei vinte e quatro: 1 2 3 4

domingo, 5 de maio de 2013

Coqueiro

Coqueiro (Domínio Público)

  Bb                                                      Cm
O coqueiro é muito alto, e começa a balançar

                                                              F                  Bb
E os coquinhos uns nos outros vão batendo sem parar

E o(a) menininho(a) bate, bate o seu coquinho

                       F                  Bb
Trá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá, lá.


Percussão com cocos. Os bebês exploram os instrumentos, depois quando se sentirem seguros, começam a imitar os adultos, observando a maneira correta de segurar e tocar. 
Na fase da exploração do instrumento é importante que o adulto não interfira.

A casinha da vovó


Introduzindo a linguagem musical: Altura (grave, médio e agudo). Depois de alguns anos de aula, onde ouviram e vivenciaram inúmeras vezes os sons grave, médio e agudo, os bebês associam o som (grave, agudo) passando a nomea-los corretamente.

A casinha da Vovó (Domínio Público)

  C
A casinha da vovó toda feita de cipó

                                                     C7          C
O café está demorando com certeza falta pó.

Cavalinho faz assim




Exercitando os músculos da face, usados no processo da fala.


Sons com a Boca (Maive Duarte Arndt)

C
Cavalinho faz assim (galope do cavalo com a língua)

G
A pipoca estoura assim (som com os lábios)

C
Gosto de beijinho assim (beijinhos)

  C             F               G                       C
Mas agora vou fazer com a bochecha assim (aperta a bochecha cheia)





Jacaré passeando na lagoa

O Jacaré (Elvira Drummond – com modificações Josirene)

        F                         C             F                           

O jacaré passeando na lagoa ia dizendo ai, 
                    C 
meu Deus que coisa boa,

              F          G               C              C7                  Abriu a boca mostrou os dentes se preparando 

             F
para escovar os dentes.

Pode ser cantado com um fantoche de jacaré ou juntar as mãos imitando um jacaré.

Olá! ... que bom que está aqui


 A música do "olá" com o nome do bebê para vivenciar sua individualidade.

 Olá! (Maive Duarte Arndt)


   C                   Dm7                  F/G         G       C
Olá (nome da criança) que bom que está aqui, 
            Am7           F     Dm7   G     F/G   G   C
Nós vamos cantar, bater palmas e brincar

Janela, janelinha (olhos) porta (boca) campainha (nariz).


Trem



Trem (Domínio Público)
C                                                                              G 
Tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, vamos viajar.

                                                                                          C
Tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, tchu, viajar de trem.


Brincando, a criança se desenvolve por inteiro, física, psicológica e socialmente. 
A música do Trem avisa que a aula vai começar, como diz na letra da música, vamos viajar..."no mundo da música" ao término da música sentamos em círculo.
No círculo se trabalha o equilíbrio entre o indivíduo e o coletivo. 
Na roda, somos convidados a estar presentes, a participar de maneira plena dos processos de transformação social. Colocados em círculo, percebemos a nossa identidade com o outro. Desse modo, desenvolvemos gradualmente o respeito e a valorização das diferenças, além de podermos vivenciar a realidade da interdependência que permeia as relações humanas.
Em outras palavras, poderíamos dizer que, no círculo, desenvolvemos o equilíbrio entre a coragem e a consideração. Coragem, no sentido de que somos estimulados a participar de forma íntegra, em uma ação que vem do coração. Consideração, no sentido de que nos colocamos em uma disposição espacial que considera todos os presentes, uma forma na qual podemos olhar para todos e ao mesmo tempo ser vistos por todos os demais.